_________________________________________________________

Com espaços cada vez mais reduzidos, muitos apartamentos são entregues hoje sem áreas de serviço.

A solução das construtoras, neste caso, tem sido transformar a lavanderia em uma área de uso coletivo dos moradores, algo que é comum em outros países e que vem ganhando cada vez mais destaque nos empreendimentos brasileiros.

A gerente de gestão de projetos da Invespark Em­preendimentos Imo­bi­liá­rios, Michelle Beber, diz que as lavanderias compartilhadas são uma tendência nos empreendimentos com perfil mais compacto, que têm como principal público-alvo os jovens, mas também são bastante procurados por executivos, solteiros ou idosos que moram sozinhos. “A lavanderia é um dos espaços comuns mais utilizados pelos moradores desses condomínios”, conta.

Além de facilitar a tarefa doméstica, as lavanderias coletivas se transformaram em verdadeiros espaços de convivência. Um local onde os vizinhos têm a oportunidade de se conhecer, jogar conversa fora e até trocar dicas de limpeza e conservação das roupas enquanto aguardam o processo de lavagem e secagem, a exemplo do que ocorre nas lavanderias americanas. “Algumas pessoas chegam a combinar o horário para descerem juntas à lavanderia”, conta a gerente de incorporação da Cyrela, Sílvia Fernandes.

   https://www.gazetadopovo.com.br/imoveis/lavanderias-coletivas-ganham-espaco-nos-empreendimentos-ebw51n7qb1wxhd0zx39hzrpzi